v. 48 (2024): Integração de Práticas de Gestão do Conhecimento: Estratégias para Aprendizado, Desenvolvimento e Diversidade

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O mundo contemporâneo, caracterizado por sua complexidade, tem presenciado mudanças rápidas e contínuas que impactam profundamente tanto a sociedade quanto as organizações. Nesse ambiente de transformação, a Educação assume um papel fundamental no desenvolvimento humano e social, embora enfrente diversos desafios que demandam novas abordagens e soluções. Entre esses desafios, destacam-se a necessidade de adaptação curricular às novas demandas da sociedade, o acesso equitativo à tecnologia e a formação de educadores para atender às exigências de um ambiente em constante evolução. No estudo “A Contribuição da Gestão do Conhecimento Pessoal para o Aprendizado e Desenvolvimento Contínuos na Educação: Um Framework para professores de Projeto De Vida”, a Gestão do Conhecimento Pessoal é apresentada como fator contribuinte na atuação de docentes responsáveis pelo componente Projeto de Vida no ensino público. Os autores apresentam um framework orientado aos professores de Projeto de Vida, como uma ferramenta para o processo contínuo da gestão do conhecimento pessoal, em busca de melhoria no desempenho e principalmente para o desenvolvimento integral do aluno.

Essa nova realidade, caracterizada pela complexidade, apresenta desafios multifacetados que exigem novas abordagens. Nesse cenário desafiador, a Gestão do Conhecimento (GC) se destaca como um componente essencial para que as organizações se ajustem e prosperem em um futuro cada vez mais digital e interconectado. É vital que as instituições reconheçam a importância estratégica do conhecimento, investindo em práticas e ferramentas que garantam uma gestão eficiente desse recurso crucial. Nessa perspectiva, os autores de “Desenvolvimento de um portfólio estruturado: aprimorando práticas de Gestão do Conhecimento na Gerência de Informação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) apresentam um estudo de caso na Gerência de Informação (GInfo) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), onde buscou-se integrar práticas de GC no cotidiano da organização, destacando o portfólio de serviços da GInfo como peça-chave.

Ao abordar a promoção do desenvolvimento econômico, é fundamental incluir aspectos ambientais e sociais, além de novos fatores de produção como tecnologia, inovação e conhecimento. Nesse sentido, a dissertação de mestrado de Dirlei Bersch, intitulada "Capitais e ativos intangíveis da fábrica de preservativos masculinos Xapuri (NATEX) e sua contribuição para o desenvolvimento regional no Estado do Acre, Brasil", explora os capitais e ativos intangíveis relacionados à Fábrica de Preservativos Masculinos Xapuri (NATEC).

A pesquisa insere esses ativos no contexto das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da região amazônica. Por meio da valorização do conhecimento, a fábrica não apenas contribui para o desenvolvimento sustentável da região, mas também cria um modelo que pode ser replicado em outras iniciativas, promovendo um crescimento que considera a integração entre os aspectos econômicos, ambientais e sociais.

Muitas organizações enfrentam o desafio de não apenas contratar uma força de trabalho diversificada, mas também de garantir que todos os colaboradores se sintam incluídos e valorizados. Isso inclui adaptação de políticas e práticas para respeitar e integrar diferentes identidades, como raça, gênero, orientação sexual e deficiência. Sendo assim, a diversidade está relacionada ao respeito à individualidade e ao reconhecimento do indivíduo, abrangendo suas identidades visíveis e invisíveis. O estudo “Diversidade de Gênero e Raça - Diagnóstico das organizações” discute a identificação de indicadores que possam demonstrar, de modo direto e comparável,  a diversidade dentro das organizações.

A Equipe Editorial da Revista Inteligência Empresarial agradece aos autores e autoras que tomaram parte nesse esforço coletivo.

Desejamos uma boa leitura! 

https://doi.org/10.36559/1.v48.2024

Publicado: 2024-07-30