A Importância da Evolução Tecnológica dos Recursos Instrucionais na Formação dos Novos Submarinistas

Autores

  • Jair Gandarela Copque Junior
  • Anderson Carvalho Dos Santos

Palavras-chave:

metodologia, simulador, habilidade

Resumo

A mudança nas abordagens pedagógicas busca enfrentar os desafios crescentes das operações militares modernas, onde adaptabilidade e experiência prática são fundamentais. Os simuladores têm como principais objetivos aprimorar a capacidade técnica dos militares, promover a adaptação a cenários dinâmicos e garantir uma formação alinhada às exigências específicas das missões. Entre os equipamentos utilizados, destacam-se os Simuladores de Imersão, de Ataque, Computer Based Training (CBT), Treinadores de Escape, Simuladores de Alagamento e de Superfície. Esses dispositivos recriam cenários operacionais complexos e fornecem feedback detalhado, essencial para um aprendizado mais eficaz. Os métodos tradicionais de treinamento, por sua limitação em simular desafios reais, comprometem a preparação prática dos militares. Em contraste, os simuladores oferecem uma abordagem mais realista e adaptativa, melhorando significativamente as habilidades técnicas e a consciência situacional. Resultados práticos demonstram uma coordenação mais eficiente e maior capacidade de tomada de decisão em situações operacionais. Além de atender às demandas contemporâneas, os simuladores representam uma solução econômica e sustentável, inaugurando uma era de formação naval mais inovadora, eficaz e adaptada às realidades do campo militar moderno.

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Biografia do Autor

Jair Gandarela Copque Junior

Centro de Instrução Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA) – Brasil.

Anderson Carvalho Dos Santos

Centro de Instrução Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA) – Brasil.

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Publicado

2025-02-20

Como Citar

Gandarela Copque Junior, J., & Carvalho Dos Santos, A. (2025). A Importância da Evolução Tecnológica dos Recursos Instrucionais na Formação dos Novos Submarinistas. Revista Inteligência Empresarial, 50. Recuperado de https://inteligenciaempresarial.emnuvens.com.br/rie/article/view/154