Gestão do Conhecimento humanizado na era da Inteligência Artificial
Palavras-chave:
IA, gestão de pessoas, GCResumo
A Gestão do conhecimento (GC) na Era da Inteligência Artificial (IA) se destaca por sua relevância e atualidade. Há um grande impacto, transformador, das IAs nas práticas organizacionais. O avanço tecnológico exige uma abordagem que ultrapasse a gestão de dados. Deve-se incorporar uma perspectiva humanizada e integradora. Estuda-se como equilibrar o uso da IA com uma abordagem que valorize o capital humano garantindo que as inovações tecnológicas não desumanizem os processos de Gestão do Conhecimento. Destaca-se os objetivos da pesquisa que são analisar como a integração da IA na GC pode alinhar-se com uma abordagem humanizada e investigar como a GC pode se beneficiar de uma perspectiva transdisciplinar que incorpore diferentes áreas do conhecimento. Os resultados encontrados denotam que a humanização da GC aliada à IA é importante para reconhecer o conhecimento como um ativo essencial e não apenas um recurso a ser gerido. A integração da Inteligência Artificial deve ser executada complementarmente às capacidades humanas, não as substituindo. Destaca-se a importância da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, permitindo uma visão mais holística e inclusiva da organização devendo a IA ser utilizada de forma crítica e contextualizada para evitar a ampliação de distâncias culturais.