Sobre a Revista

A Revista Inteligência Empresarial (ISSN-e 2763-9827) é um periódico científico eletrônico de fluxo contínuo destinado à divulgação de produções nas áreas Gestão do Conhecimento, Gestão de Sistemas Complexos, Avaliação de Ativos Intangíveis, Big Data (decisão data-driven) e Open Data, temas pertinentes à atuação do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE), laboratório de Ciência das Redes, Complexidade e Empreendedorismo da Coppe/UFRJ, sob a coordenação do Professor Dr. Marcos Cavalcanti.

Lançada em 1999, a Revista Inteligência Empresarial é uma revista generalista e de acesso livre, comprometida com o compartilhamento de conhecimento, contribuindo para a discussão crítica de temas relevantes e estimulando práticas de gestão inovadoras.

A Revista conta com a participação de acadêmicos, profissionais de mercado, empreendedores e organizações públicas e privadas de forma a contribuir com os temas abordados no periódico.

Anúncios

Submissões

2021-04-28

A Revista Inteligência Empresarial é um periódico científico que publica artigos originais e relevantes para a disseminação do conhecimento gerado pelas pesquisas nas áreas de atuação do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE). 

Desde abril de 2021 a revista passou a ter fluxo de publicação contínua, sendo veiculada em formato eletrônico, na modalidade de acesso livre.

Faça seu cadastro no site, mantenha-se atualizado(a) e submeta seus artigos, ensaios, resenhas ou resumos de teses ou dissertações para avaliação.

Saiba mais sobre Submissões

Edição Atual

v. 47 (2023): Dossiê Especial KM BRASIL 2023, Inteligência Empresarial e Economia dos Intangíveis
					Visualizar v. 47 (2023): Dossiê Especial KM BRASIL 2023, Inteligência Empresarial e Economia dos Intangíveis

Em setembro de 2023 foi realizada a 18ª edição do KM Brasil – maior congresso de Gestão do Conhecimento da América Latina. O tema refletiu a gestão do conhecimento em diversos contextos e as apresentações mostraram como o tema está relacionado à inovação, a cultura de aprendizagem, a inteligência competitiva, a sustentabilidade dos negócios, entre outros.

Nesta edição especial da Revista Inteligência Empresarial são apresentados 5 artigos selecionados do KM Brasil 2023 por apresentarem metodologias e estudos de caso que colaboraram ao aprofundamento do conhecimento nos desafios contemporâneos.

No primeiro artigo “Ecossistema de Conhecimento Organizacional: a visão sistêmica da interação entre Gestão do Conhecimento e Cultura de Aprendizagem”, os autores debruçam sobre o Ecossistema de Conhecimento Organizacional e sua relação com a Gestão do Conhecimento Organizacional, destacando a importância de uma Cultura de Aprendizagem por meio de Comunidades de Prática e outros mecanismos facilitadores da Aprendizagem Organizacional.

Nos artigos “Inteligência Competitiva, Indústria 4.0 e suas interfaces: uma abordagem bibliométrica” e “Análise do cliente: um estudo bibliométrico”, os autores apresentam resultados de estudos bibliométricos que analisam a produção do conhecimento científico sobre Inteligência Competitiva, Indústria 4.0 e customer analytics, uma solução tecnológica que visa compreender melhor o cliente através do uso de dados.

No quarto artigo do dossiê KM Brasil, é apresentado o resultado de uma pesquisa realizada em um hospital de médio porte brasileiro quanto ao programa de governança de dados e melhoria dos processos: “Desenvolvimento de um framework para implementar um programa de governança de dados em um hospital pediátrico”.

Em seguida, no artigo “Aplicação da Semiótica em Aplicativos Mensageiros ancorada pela LGPD como estratégia de Inteligência Competitiva”, os autores do KM Brasil 2023 refletem sobre a maneira com que a adoção de políticas de segurança, à luz da semiótica, pode contribuir com o processo de inteligência competitiva nos aplicativos de mensageiros, sendo discutidas implicações teóricas, práticas e gerenciais.

Esta edição também conta com artigos recebidos e que dialogam com os eixos de atuação da Revista.

O artigo “A relação entre inteligência empresarial e processo decisório estratégico”, traz um estudo empírico que destaca a inteligência empresarial como peça fundamental para a tomada de decisões estratégicas em uma organização e o artigo "Economia dos intangíveis e empresas: externalidades, algoritmos e plataformas”, oriundo da tese de doutorado da Valéria Macedo, apresenta os desafios do “novo mundo” com o capitalismo de plataforma, fenômeno liderado pelas GAFAs – Google, Apple, Facebook, Amazon –, que representam um novo sistema econômico e social emergente na sociedade do conhecimento, na economia dos intangíveis.

Desejamos uma ótima leitura e inspiração para novas reflexões!

Equipe Editorial

https://doi.org/10.36559/1.DKMBRA2023oth 

Publicado: 2023-12-06

Artigos

Ver Todas as Edições