O impacto dos ativos intangíveis no valor da empresa
Palavras-chave:
intangíveis, sustentabilidade, valor das empresasResumo
Ao mesmo tempo que os ativos intangíveis têm sido amplamente discutidos e apresentados como condutores de sucesso, ainda são poucas as reflexões sobre a influência destes ativos no valor das empresas. Este trabalho surge, portanto, com o objetivo de identificar uma maneira de se contemplar os ativos intangíveis no valor de uma empresa, quando a mesma é
avaliada pelo método de Fluxo de Caixa Descontado. A partir desta metodologia foram analisadas como os intangíveis marca, reputação, redes e alianças estratégicas, tecnologias e processos, capital humano, capital intelectual, inovação, adaptabilidade, cultura organizacional, liderança, responsabilidade socioambiental, e comunicação e transparência
podem impactar o valor da empresa, e como eles relacionam-se entre si. Este trabalho resume a dissertação apresentada como conclusão do curso de Mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV).