A ferramenta Storytelling como estratégia no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
Palavras-chave:
Educação, gestão do conhecimento, trabalho docente, Storytelling, educação infantil.Resumo
O tema desta pesquisa envolve a Educação Infantil e a Gestão do Conhecimento nas Organizações. Busca auxiliar o trabalho docente dos profissionais desta faixa etária propondo estratégias que auxiliem na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Assim, como objetivo geral temos, analisar a contribuição da ferramenta Storytelling no ensino e aprendizagem na educação infantil, no intuito de identificar novas estratégias para viabilizar o trabalho docente nesta etapa da educação básica; para dar conta desta meta sugerimos como objetivos específicos: investigar a ferramenta Storytelling, seus princípios e fundamentos, na Gestão do Conhecimento nas Organizações; discutir ensino e aprendizagem na educação infantil, buscando a base teórica que melhor subsidiará a proposta de contar histórias a partir da ferramenta estudada e indicar aproximações e distanciamentos entre as estratégias utilizadas pela contação de histórias no trabalho docente na educação infantil e o uso da ferramenta Storytelling na Gestão do Conhecimento nas Organizações. A metodologia empregada na pesquisa é básica, de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, e é desenvolvida por meio da revisão de literatura integrativa. O tratamento dos dados terá como base a análise crítica dos estudos incluídos, em que as evidências são classificadas hierarquicamente de acordo com a Prática Baseada em Evidência (PBE). Discussão de resultados, em que há a comparação dos dados da interpretação e síntese dos resultados. Como resultado pode-se compreender que a ferramenta Storytelling tem impactos positivos para o Ensino e aprendizagem na Educação infantil, auxiliando os professores em sala de aula.