O metaverso e o dilema da inovação

Autores

  • Ricardo Pereira UFSC
  • Fernanda Ribeiro UFSC
  • Ingrid Weingärtner Reis USP
  • Luciane Fadel UFSC
  • Neri dos Santos UFSC

Palavras-chave:

metaverso, inovação, realidade virtual

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção de potenciais usuários sobre o metaverso e o dilema da inovação. A pesquisa realizada pode ser caracterizada como exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Na fase de coleta de dados, utilizou-se três técnicas, desenvolvidas de forma sucessiva e trianguladas. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise qualitativa de conteúdo de Mayring.  O metaverso pode ser caracterizado como um espaço (ambiente ou plataforma) virtual, que proporcionará a criação de uma realidade paralela, impactando e transformando o mundo atual. Trata-se de um local onde as pessoas poderão se encontrar, interagir e conviver em uma realidade diferenciada da vivida do mundo real, de forma imersiva. Essa imersão não está limitada apenas a um espaço virtual, gráfico ou mundo de histórias, mas, também, à imersão social e com ela o estímulo à interação e produção de conteúdo. O metaverso e todos os aparatos necessários à sua sustentação provocarão uma revolução na maneira como as pessoas poderão se relacionar, aprender, comercializar, e outros aspectos da vida cotidiana. Pode-se afirmar que o metaverso será vital em vários setores da atividade humana, entre eles, educação, entretenimento, medicina, indústria, comércio, prestação de serviços, em que as interações sociais poderão ser facilitadas pela imersão e realidade virtual. O artigo avança nos estudos sobre metaverso pela perspectiva de potenciais usuários, abordando questões relacionadas às tecnologias habilitadoras, aspectos comportamentais, morais, regulatórios, sensações e percepções, o impacto na cadeia de valor e estrutura das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

Pereira, R., Ribeiro, F., Weingärtner Reis, I., Fadel, L., & dos Santos, N. (2022). O metaverso e o dilema da inovação. Revista Inteligência Empresarial, 46. Recuperado de https://inteligenciaempresarial.emnuvens.com.br/rie/article/view/97