Gestão do conhecimento como um elemento chave para a geração de inteligência competitiva organizacional
Palavras-chave:
gestão do conhecimento, inteligência competititva, competência informacionalResumo
A Gestão do Conhecimento na esfera organizacional traz novas perspectivas para o negócio, pois gera valor para os processos fundamentais para o desenvolvimento de produtos e serviços. Dentro deste contexto, este estudo tem como objetivo analisar, numa perspectiva polissêmica, os fundamentos, características e aplicações da gestão do conhecimento no desenvolvimento organizacional e demonstrar como através da inteligência competitiva, construída sobre conhecimento e competência informacional, é possível obter bons resultados e melhorar o posicionamento no mercado, utilizando o modelo proposto de geração de inteligência competitiva organizacional. Com base na análise da literatura, verificou-se que a percepção do alinhamento entre Gestão do Conhecimento e objetivos organizacionais é importante para garantir o ajuste de ações com os objetivos estratégicos da empresa, constituindo, portanto, um diferencial competitivo nas organizações. Além disso, a Gestão do Conhecimento sistematizada pela ferramenta PDCA, implementada em ações e processos contínuos, traz bons resultados, como o envolvimento do nível estratégico da organização que, através do uso da tecnologia como ferramenta, cria uma plataforma para as comunidades de práticas virtuais.