A transformação digital da escola de negócios das artesãs da rede Asta em tempos de Covid-19: inclusão e colaboração

Autores

  • Francisca Angélica Oliveira Pós-graduada em Educação e Tecnologia - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Fernanda Goulart da Silva Bacharel em Turismo - Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Yasmin Rizzo Soares Tecnóloga em Logística - Universidade Estácio de Sá (RJ)
  • Fernanda Galvão Sklovsky Bacharel em Design de Produto - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Palavras-chave:

artesanato, aceleradora, transformação digital, pandemia, microempreendedor

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso de aceleração da transformação digital pela pandemia do Covid-19. Para tanto, foram pesquisadas 27 artesãs que compõem a Escola de Negócios das Artesãs da Rede Asta. Elas forneceram dados sobre os seus processos pessoais de transição e adaptação das suas respectivas participações na Escola (com os seus 4 pilares: educação, design, liderança empreendedora e mercado), que iniciou no formato presencial e migrou para um modelo 100% online em um curto espaço de tempo. As considerações finais, por ora, elucidam que o processo de transformação digital acompanhado de um modelo guiado de mentoria tem sido bastante efetivo e significante para o público estudado, de modo que seus negócios produtivos continuem a existir, resistindo e se transformando, diante dos desafios do cenário atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-10 — Atualizado em 2021-04-13

Versões

Como Citar

Oliveira, F. A., Goulart da Silva, F., Rizzo Soares, Y., & Galvão Sklovsky, F. (2021). A transformação digital da escola de negócios das artesãs da rede Asta em tempos de Covid-19: inclusão e colaboração. Revista Inteligência Empresarial, 42, 1–16. Recuperado de https://inteligenciaempresarial.emnuvens.com.br/rie/article/view/5 (Original work published 10º de julho de 2020)