Fatores que influenciam a aprendizagem de redes interorganizacionais
Palavras-chave:
Aprendizagem da rede, Redes interorganizacionais, Aprendizagem interorganizacional, Fatores de influência da aprendizagem da redeResumo
O estudo sobre como uma organização aprende a partir de conhecimentos nela existentes reflete um campo denominado aprendizagem organizacional. Quando o conhecimento é buscado fora das fronteiras da organização, tem-se a aprendizagem interorganizacional. Porém, Knight (2002) discute a aprendizagem de uma rede, em que a rede é a aprendiz e se transforma pelo processo de aprendizagem. Esse é um constructo que ainda carece de estudos, por ter passado desapercebido que a aprendizagem interorganizacional e da rede são distintas. O objetivo deste artigo é diferenciar esses dois constructos por meio de uma revisão integrativa . Como resultado apresentam-se os elementos que distinguem a aprendizagem interorganizacional e da rede. Apresentam-seos fatores de influência da aprendizagem da rede, para os quais as organizações devem se atentar quando pretenderem realizar mudança em nível de rede. Fatores afetos à rede, como o tamanho, o tempo de existência, a homogeneidade dos membros, a estrutura de comando, as relações de confiança, dentre outros, afetam a aprendizagem da rede. Fatores organizacionais como a capacidade absortiva das organizações da rede e a aprendizagem organizacional igualmente influenciam a aprendizagem da rede. A revisão demonstra como gerenciar interações interorganizacionais para transformar uma rede sob a perspectiva da aprendizagem. Para os acadêmicos, o artigo endossa Knight (2002) e confirma que aprendizagem da rede é um constructo independente da aprendizagem interorganizacional.