Fatores que influenciam a aprendizagem de redes interorganizacionais

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem da rede, Redes interorganizacionais, Aprendizagem interorganizacional, Fatores de influência da aprendizagem da rede

Resumo

O estudo sobre como uma organização aprende a partir de conhecimentos nela existentes reflete um campo denominado aprendizagem organizacional. Quando o conhecimento é buscado fora das fronteiras da organização, tem-se a aprendizagem interorganizacional. Porém, Knight (2002) discute a aprendizagem de uma rede, em que a rede é a aprendiz e se transforma pelo processo de aprendizagem. Esse é um constructo que ainda carece de estudos, por ter passado desapercebido que a aprendizagem interorganizacional e da rede são distintas. O objetivo deste artigo é diferenciar esses dois constructos por meio de uma revisão integrativa . Como resultado apresentam-se os elementos que distinguem a aprendizagem interorganizacional e da rede. Apresentam-seos fatores de influência da aprendizagem da rede, para os quais as organizações devem se atentar quando pretenderem realizar mudança em nível de rede. Fatores afetos à rede, como o tamanho, o tempo de existência, a homogeneidade dos membros, a estrutura de comando, as relações de confiança, dentre outros, afetam a aprendizagem da rede. Fatores organizacionais como a capacidade absortiva das organizações da rede e a aprendizagem organizacional igualmente influenciam a aprendizagem da rede. A revisão demonstra como gerenciar interações interorganizacionais para transformar uma rede sob a perspectiva da aprendizagem. Para os acadêmicos, o artigo endossa Knight (2002) e confirma que aprendizagem da rede é um constructo independente da aprendizagem interorganizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julieta Kaoru Watanabe-Wilbert, UFSC/Brasil

Doutora em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora associada no IGTI (Nucleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Inovação Tecnológica - Departamento de Engenharia do Conhecimento/UFSC). 

Gertrudes Aparecida Dandolini, UFSC/Brasil

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) do Departamento de Engenharia do Conhecimento. 

Andrea Valéria Steil, UFSC/Brasil

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora dos programas de pós graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e em Psicologia da UFSC.

Downloads

Publicado

2023-02-23

Como Citar

Watanabe-Wilbert, J. K., Dandolini, G. A. ., & Steil, A. V. . (2023). Fatores que influenciam a aprendizagem de redes interorganizacionais. Revista Inteligência Empresarial, 46. Recuperado de https://inteligenciaempresarial.emnuvens.com.br/rie/article/view/93