Cultura e criatividade no Brasil em tempos de COVID-19: Solidariedade e vidas

Autores

  • Edna dos Santos-Duisenberg Doutoranda em Estratégias de Desenvolvimento e Mestra em Comércio Internacional pela Universidade da Sorbonne, Paris, França. Pós-graduação em Relações Internacionais e Diplomacia pelo Instituto Internacional da Escola de Administração Pública (ENA) de Paris, França. Economista e diplomata aposentada da Organização das Nações Unidas – ONU

Palavras-chave:

covid-19, cultura, solidariedade, cidadania

Resumo

A pandemia do COVID-19 desestabilizou o mundo de forma multidimensional. Vivenciamos transformações irreversíveis na sociedade e mudanças comportamentais em nossas atitudes diárias. O mundo passou da globalização ao isolamento, mas também do egocentrismo a um enfoque mais humanista. A desigualdade ficou mais visível, mas o senso de solidariedade e cidadania ressurgiram e as pessoas foram motivadas a fazer melhor, se engajar e agir. Os impactos econômicos, sociais e culturais da pandemia serão de longo alcance. Mas neste cenário controverso a cultura, a criatividade e a conectividade se tornaram a espinha dorsal da sociedade; mantendo unidas pessoas que estão fisicamente separadas. No Brasil, mesmo se políticas culturais de enfrentamento à pandemia tenham sido implementadas, o setor cultural e às indústrias criativas sem atividade cotidiana tiveram que se reinventar para sobreviver.  Paradoxalmente, o consumo cultural online e a produção criativa aumentaram durante a pandemia. A música liderou com um modelo inovador calcado nos concertos ao vivo, as empresas de teatro produziram peças para apresentações na web sem plateia. Os cinemas drive-in ressurgiram. Festivais virtuais de curta-metragem atraíram um novo público. E-livros e uma nova geração de videogames se beneficiaram da forte demanda. Leilões on-line de arte visual e a arte de rua despertaram os amantes da cultura, e a audiência da TV aumentou graças a repetições de novelas antigas. O momento presente está sendo um grande desafio e o futuro é incerto, mas a arte e a cultura sempre encontrarão seu caminho na sociedade contemporânea.

NOTA: Ensaio baseado na publicação da autora no blog do Centro de Políticas e Evidências das Indústrias Criativas (PEC) liderado pelo Fundo Nacional para Ciência, Tecnologia e Artes do Reino Unido (NESTA):  https://pec.ac.uk/ 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-15

Como Citar

dos Santos-Duisenberg, E. (2021). Cultura e criatividade no Brasil em tempos de COVID-19: Solidariedade e vidas. Revista Inteligência Empresarial, 43, 1–9. Recuperado de https://inteligenciaempresarial.emnuvens.com.br/rie/article/view/47

Edição

Seção

Ensaios