KMAP CANVAS: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA PARA MAPEAR CONHECIMENTO APLICANDO DESIGN THINKING

Autores

  • Larriza Thurler Doutora em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ
  • Camila Pires MBA em Gestão Empresarial pela FGV

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, design thinking

Resumo

designCom as mudanças no cenário de negócios, sobretudo no contexto pós Quarta Revolução Industrial, a Gestão do Conhecimento (GC) torna-se cada vez mais relevante para que as empresas mantenham sua competitividade e sustentabilidade no mercado. No entanto, as práticas de GC precisam acompanhar as mudanças para estarem adequadas aos novos desafios das organizações. O cenário está mais complexo, dinâmico e multidisciplinar e demanda novas formas de estímulo à criação e disseminação de conhecimento. A proposta deste artigo é estruturar e apresentar uma prática de mapeamento de conhecimento que esteja mais alinhada às novas necessidades e que seja uma alternativa para que mais organizações explorem seu principal ativo de forma a gerar aprendizado organizacional e inovação. O KMAP Canvas (Knowledge Map Canvas) aplica design thinking para tornar o processo de mapeamento de conhecimento mais ágil, dinâmico, orgânico, visual e colaborativo. O KMAP Canvas está em construção e o objetivo é que evolua ao longo do uso pelos mais diversos fins e perfis de organizações. Trata-se de uma prática viva, em constante atualização.

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Publicado

2019-12-01

Como Citar

Thurler, L., & Pires, C. (2019). KMAP CANVAS: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA PARA MAPEAR CONHECIMENTO APLICANDO DESIGN THINKING. Revista Inteligência Empresarial, 41, 33–40. Recuperado de https://inteligenciaempresarial.emnuvens.com.br/rie/article/view/24

Edição

Seção

Artigos