Diversidade de Gênero e Raça - Diagnóstico das organizações

Autores

  • Isabel de Medeiros Liberal
  • José Augusto Catalano
  • Elaine Lucia da Silva
  • Alessandra Leal Alexandre Vianna

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, mapeamento de diversidade, indicadores, mensuração de diversidade

Resumo

O que significa diversidade? Como medir a diversidade de uma população, de uma equipe de uma empresa, de uma sociedade? Certamente estas perguntas provocam uma reflexão no leitor, que mentalmente teorizou uma resposta para a pergunta inicial. A resposta para a segunda pergunta claramente depende da resposta anterior. Esta é, de forma simplificada, a realidade da mensuração da diversidade até os dias de hoje. As medições se baseiam em critérios vagos e subjetivos, com apenas um pequeno número de índicadores básicos sendo comuns nestas medições. Somam-se a estes valores comparáveis a descrição das ações e medidas tomadas pelas empresas e relatadas em seus Relatórios Anuais, cada qual mostrando sua interpretação do problema e suas soluções, sem que estas empresas tenham como, de forma objetiva, avaliar se suas medidas efetivamente surtiram o resultado esperado com o passar do tempo e, de posse destas respostas, promover eventuais alterações nas decisões tomadas. O trabalho objetivou nortear a identificação de outros indicadores a serem utilizados na futura formatação de um índice que possa mostrar, de modo direto e comparável com resultados anteriores da própria organização e com outras empresas distintas. Este resultado, acreditamos, fará diferença na busca de uma verdadeira diversidade nas empresas e no mundo cada vez mais globalizado de nosso tempo, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os relacionados aos ODS nº 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades).

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Publicado

2024-07-30

Como Citar

Liberal, I. de M., Catalano, J. A., da Silva, E. L., & Vianna, A. L. A. (2024). Diversidade de Gênero e Raça - Diagnóstico das organizações. Revista Inteligência Empresarial, 48, 1–14. Recuperado de https://inteligenciaempresarial.emnuvens.com.br/rie/article/view/132