A Contribuição da Gestão do Conhecimento Pessoal para o Aprendizado e Desenvolvimento Contínuos na Educação: Um Framework para professores de Projeto De Vida

Autores

  • Mariana Rodrigues de Lima
  • Júlia Frozza
  • Jennifer Souza
  • Mariane Muniz Ferraz
  • Maria Clara Boardman

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, Aprendizado Contínuo, Projeto de Vida

Resumo

O atual mundo, cada vez mais complexo, tem vivenciado constantes e rápidas mudanças com impactos que atingem a sociedade e as organizações. E, com papel fundamental para o desenvolvimento humano e social, a Educação precisa ser transformada a fim de que sua missão seja atingida com eficácia. Sendo o professor neste cenário o principal agente de formação de indivíduos, torna-se necessário rever suas estratégias de adaptação e práticas de preparação diante dos novos desafios. Nesse sentido, objetivou-se estudar a gestão do conhecimento pessoal como fator contribuinte na atuação de docentes responsáveis pelo componente Projeto de Vida no ensino público. Recém incluído na grade curricular por meio da Reforma do Ensino Médio no Brasil, este componente visa a formação integral de seus estudantes (pessoal, social e profissional). Foi realizada a revisão bibliográfica em livros, artigos e sites sobre o assunto e, após coleta preliminar, foram feitas entrevistas de aprofundamento com o objetivo de perceber melhor a presente experiência desses profissionais. Nessa análise, diante da complexidade e novas demandas observadas com a inclusão do novo componente, constatou-se a falta de preparação e capacitação adequadas desses docentes como um problema relevante para seu exercício. Desta forma, foi proposto um framework orientado aos professores de Projeto de Vida, como uma ferramenta de auxílio para que estes tenham o controle de seu desenvolvimento por meio de um processo contínuo da gestão do seu conhecimento pessoal, em busca de mais satisfação e melhoria no desempenho de seu papel fundamental para o desenvolvimento integral do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Rodrigues de Lima, M., Frozza, J., Souza, J., Muniz Ferraz, M., & Boardman, M. C. (2024). A Contribuição da Gestão do Conhecimento Pessoal para o Aprendizado e Desenvolvimento Contínuos na Educação: Um Framework para professores de Projeto De Vida. Revista Inteligência Empresarial, 48, 1–16. Recuperado de https://inteligenciaempresarial.emnuvens.com.br/rie/article/view/129