A relação entre inteligência empresarial e processo decisório estratégico

Autores

  • Pedro Montenegro Short Santos Silva
  • Boris Asrilhant
  • Ana Carolina Pimentel Duarte da Fonseca

Palavras-chave:

processo decisório estratégico, Inteligência Empresarial, Assessoria de Investimentos

Resumo

O aumento da competitividade empresarial, impulsionada pelo progresso tecnológico e globalização, demanda maior adaptabilidade das empresas para sustentar sua participação de mercado. Nesse sentido, a Inteligência Competitiva (IC) se baseia na análise do mercado, identificando oportunidades e ameaças, enquanto a Inteligência Empresarial (IE), ou Business Intelligence, utiliza a coleta e modelagem de dados, convertendo-os em informações e conhecimento que aumentam a eficiência organizacional. A tomada de decisão estratégica combina os modelos decisórios comportamental e racional, usando tanto a análise de informações quanto experiências e percepções para melhorar o desempenho organizacional. Entretanto, algumas implementações de IE não impactam significativamente a tomada de decisão estratégica devido à falta de integração entre ambas. Este artigo visa identificar a relação da IE com o processo decisório estratégico, através de entrevistas realizadas com gestores de uma holding de assessoria de investimentos brasileira. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que a IE é fundamental para a tomada de decisões estratégicas. Todavia, em situações desconhecidas ou complexas, seu potencial não é totalmente aproveitado. Os fatores chave que facilitam a integração entre a IE e o processo decisório estratégico incluem precisão dos dados, comunicação efetiva das informações, conhecimento do negócio, engajamento da gestão e alinhamento entre as áreas da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

Montenegro Short Santos Silva, P., Asrilhant, B., & Pimentel Duarte da Fonseca, A. C. (2023). A relação entre inteligência empresarial e processo decisório estratégico. Revista Inteligência Empresarial, 47, 1–17. Recuperado de https://inteligenciaempresarial.emnuvens.com.br/rie/article/view/120