Ecossistema de Conhecimento Organizacional: a visão sistêmica da interação entre Gestão do Conhecimento e Cultura de Aprendizagem
Palavras-chave:
ecossistema de conhecimento organizacional, gestão do conhecimento, cultura de aprendizagem, comunidades de prática, grafo de conhecimentoResumo
Objetivo: Neste estudo, explora-se o conceito de um Ecossistema de Conhecimento Organizacional (ECO) e sua relação com a Gestão do Conhecimento Organizacional (GCO), destacando a importância de uma Cultura de Aprendizagem (CA) por meio de Comunidades de Prática (CdP) e outros mecanismos facilitadores da Aprendizagem Organizacional (AO) para promover o compartilhamento de conhecimento e valorizar a inteligência coletiva. Originalidade/Valor: O conhecimento, como ativo intangível, é um fator de produção estratégico e valioso para organizações que o utilizam como matéria-prima. Neste cenário, o mapeamento de conhecimentos disponíveis em uma organização, assim como o fomento de uma Cultura de Aprendizagem se dão como ações essenciais para a Gestão do Conhecimento Organizacional. Metodologia: Por meio de revisão de literatura e um estudo de caso, é investigado como realizar o mapeamento e integração do conhecimento disponível em uma organização através de uma base de conhecimento integrada e visualização em grafo de conhecimento, identificando as implicações teóricas e práticas dessa abordagem. Resultados e Implicações Práticas: Conclui-se que construir um ECO e visualizá-lo por meio de um grafo de conhecimento permite se ter uma visão sistêmica dos conhecimentos disponíveis em uma rede de interações entre diferentes entidades como pessoas, conhecimentos, eventos e células de aprendizagem, indicando que a organização possa ser um ecossistema cognitivo e autopoiético.