Data Thinking: uma proposta metodológica para se pensar a partir de dados

Autores

  • Elaine Dias CRIE/UFRJ
  • Larriza Thurler CRIE/UFRJ
  • Valéria Macedo CRIE/UFRJ
  • André Bello CRIE/UFRJ
  • Marcos Cavalcanti CRIE/UFRJ

Palavras-chave:

dados, informação, conhecimento, design thinking, decisão baseada em dados

Resumo

A pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital dos processos nas organizações e trouxe enormes desafios quanto às capacidades humanas de desenvolver habilidades e competências para lidar com a alta velocidade de dados criados, gerados, produzidos e acessados diariamente. Organizações consideradas data-driven ou orientadas por dados utilizam os dados e informações coletados de forma sistemática para nortear seus processos e gerenciar o negócio de forma mais eficaz. No entanto, como as empresas podem acompanhar estas mudanças e evoluir para um sistema de decisão orientado ou impulsionado por dados (data-driven)? O papel das pessoas nesse processo é extremamente importante, sendo a tecnologia suporte para transformar dados em conhecimento. Pensar a partir dos dados requer uma mudança de mindset, assim como habilidades para se usar tecnologias que irão dar apoio na coleta, visualização e análise dos dados. Nesse sentido, a apresentação holística e visual do design thinking, bem como seus processos de divergência e convergência, e pensamento abdutivo, ajudam no entendimento e alinhamento conceitual de questões complexas, assim como permite a colaboração e co-criação, em especial em equipes com diferentes níveis de letramento em dados. Este estudo tem o objetivo de apresentar a Jornada Data Thinking, metodologia desenvolvida pelos pesquisadores do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE/UFRJ), com base no modelo Duplo Diamante utilizado no design thinking e na perspectiva de Ciência de Dados, para se pensar soluções de problemas a partir de dados. O uso de uma metodologia que alia design thinking com ciência de dados mostrou-se eficiente para evangelização da organização em relação à relevância de uma organização orientada por dados e também para capacitar os participantes no uso de dados. Recomenda-se a aplicação do Data Thinking em outros contextos para além da educação e em outras organizações, com distinto nível de maturidade em dados, para avaliar a eficiência da metodologia. Além disso, uma sugestão de futura pesquisa é a realização de um estudo longitudinal ou desenvolvimento de indicadores para se verificar os impactos da metodologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Dias, E., Thurler, L., Macedo, V., Bello, A., & Cavalcanti, M. (2022). Data Thinking: uma proposta metodológica para se pensar a partir de dados. Revista Inteligência Empresarial, 46. Recuperado de https://inteligenciaempresarial.emnuvens.com.br/rie/article/view/100